Current track

Title

Artist


Após morte na reserva de Votouro indígenas de Benjamin Constant do Sul realizam manifesto pedindo paz

Escrito por em 22 de junho de 2022

Indígenas da reserva de Votouro, em Benjamin Constant do Sul, uma das maiores do Alto Uruguai Gaúcho, com cerca de 2 mil indígenas da etnia caingangue, realizaram na tarde desta terça-feira (21) um manifesto pedindo paz e mais segurança para comunidade indígena.

O ato ocorre após um morador da reserva de 30 anos, ter sido assassinado a tiros na madrugada do último domingo (19). Outro rapaz que estava com ele, também foi baleado e segue internado no Hospital Santa Terezinha, em Erechim.

De acordo com as lideranças indígenas a reserva foi atacada por mais de 20 homens armados. O motivo seria para destituir as atuais lideranças da comunidade indígena.

Pedido por mais policiamento

As lideranças querem a presença ostensiva da polícia na área da reserva, dia e noite, para melhorar a segurança, inclusive de centenas de integrantes da comunidade indígena que trabalham nos frigoríficos da região e não ficam em casa na maior parte do dia ou da noite para proteger suas famílias.

Cultura Indígena

Durante o manifesto, os indígenas realizaram apresentações culturais para a comunidade. Emocionados, segurando faixas e cartazes o grupo pediu o fim de ataques violentos a reserva indígena.

Autoridades acompanharam ato

O prefeito de Benjamin Constant do Sul, Nilton José Valentini, acompanhou ato e destacou a importância do pedido de paz e mais segurança. Um gesto inédito em áreas indígenas da região.

Segurança reforçada

Desde do dia do crime a segurança na cidade de Benjamin Constant do Sul foi reforçada, por homens do Batalhão de Choque da Brigada Militar de Passo Fundo.

Fonte: AU Online

Iniciar Conversa
1
Rádio Nonoai FM 101.1
Olá, participe do programa?