Chuvas desta semana são insuficientes para agricultura

Escrito por em 29 de outubro de 2020

A chuva ocorrida em várias regiões do Rio Grande do Sul nesta semana não foi suficiente para implantação e desenvolvimento das lavouras de verão. Os produtores estão na expectativa de níveis maiores de precipitação nos próximos dias.

Em Nonoai, a última chuva significativa havia sido registrada em 7 de setembro, somando 30 milímetros. Conforme o técnico-agropecuário e extensionista rural Olavo Arsego, da Emater/RS-Ascar, os prejuízos da falta de chuva já são estimados em perdas de 50% no milho e 20% na soja. 

Na última segunda-feira, 26 de outubro, a chuva em Nonoai foi irregular, com registros em alguns locais de apenas 7mm. Conforme os dados da Emater/RS – Ascar nas áreas próximas a cidade de Nonoai o registro foi de 26mm, já nas localidades de Tope da Chalana o registro foi de apenas 7mm e Faxinal dos Lopes 8mm. A localidade com maior acumulado foi na Linha São José com registro de 30mm. 

O volume de chuva não supriu a necessidade do solo servindo apenas para amenizar o estresse hídrico em algumas propriedades. De acordo com a Somar Meteorologia, a instabilidade perdeu força e o tempo está firme em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Em Nonoai, a próxima chuva está prevista para o sábado,  com previsão de apenas 2mm e no dia 6 de novembro estão previstos 5mm de chuva.

Foto: Emater/RS-Ascar de Nonoai



[Não há estações de rádio no banco de dados]
Iniciar Conversa
1
Rádio Clube FM 94.1
Olá, participe do programa?