Current track

Title

Artist


Sicredi e Emater apoiam agroindústrias com cursos de atualização em Boas Práticas de Fabricação

Escrito por em 1 de dezembro de 2021

Agregar e renda e melhorar a qualidade de vida das comunidades: um dos propósitos do Cooperativismo, que pode ser visto na prática, na Linha Pipiri, em Três Palmeiras/RS, onde neste ano foi inaugurada mais uma agroindústria, totalizando oito no município. A associada da Sicredi Região da Produção, Ignes da Silveira, juntamente com o marido, conta que mesmo depois da aposentadoria o casal tinha o sonho de formalizar a produção de queijos. “A gente, italiano, traz esse dom, e eu queria profissionalizar, ter um espaço adequado. Também construir algo que possa ficar para os filhos seguirem com o empreendimento”, destacou.

Mas, antes de comemorar a implementação do negócio, a família contou com muita orientações e apoio: há mais de um ano, a Sicredi está realizando, em parceria com a Emater/RS-Ascar, o projeto Juntos pelas Agroindústrias – que visa apoiar a permanência e o crescimento das agroindústrias da região no mercado.

Capacitações relacionadas à gestão das agroindústrias e cursos de boas práticas de fabricação foram algumas das etapas do projeto, como explica o Gerente Regional da Emater em Frederico Westphalen, Luciano Schwerz. “Encerramos então, nesta semana, a última etapa desta primeira rodada do curso, em que mais de 160 produtores e técnicos foram capacitados, conseguindo assim o certificado necessário para a renovação do alvará sanitário”, explicou.

Ao todo, mais de 45 agroindústrias da área de atuação da Cooperativa receberam a visita também de colaboradores do Sicredi, para a condução dos planos de ação construídos com base em um completo diagnóstico de cada uma delas, em que envolvia também o aporte financeiro necessário para implantação ou melhoria. “A participação do Sicredi também é essa, de encontrar alternativas para viabilizar economicamente o negócio ou sugestões, além de levar orientação para a saúde financeira, agregando renda e qualidade de vida às comunidades nas quais a cooperativa está Classificação da informação: Uso Interno inserida”, explicou o gerente da agência de Três palmeiras, Rudiberd Telfo Schmitz. No decorrer do próximo ano, novas fases do projeto serão desenvolvidas.


Iniciar Conversa
1
Rádio Nonoai FM 101.1
Olá, participe do programa?