Current track

Title

Artist


Projeto Cavalgada Caminho dos Tropeiros é apresentado em Nonoai

Escrito por em 14 de janeiro de 2022

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 13, na Câmara Municipal de vereadores de Nonoai, um importante encontro para debater sobre o projeto “Cavalgada Caminho dos Tropeiros”. O encontro contou com a participação do Presidente do Legislativo de Nonoai; Nelso dos Santos, Prefeito em exercício; Décimo Melo, Presidente da Associação Cultural Além Fronteiras; Auri Casalli, Diretor da Indústria, Comércio e Turismo; Ivan Barbiero, Patrão do CTG Sentinela do Pampa; Mário Chagas, Secretários, Vereadores e Tradicionalistas de Nonoai.

Conforme a organização, o projeto visa reconhecer e valorizar, através da realização de uma cavalgada interestadual, o importante legado positivo deixado pelos tropeiros que percorreram a região em décadas passadas sob o prisma econômico, social e cultural.

Após todos os trâmites legais, que devem ser realizados em breve,  a cavalgada deve ocorrer na segunda quinzena de março de 2022. O ato cultural reunirá cavalarianos de Palmeiras das Missões, São José Das Missões, Novo Xingu, Constantina, Engenho Velho, Ronda Alta, Rondinha, Trindade do Sul, Nonoai e seu destino final, a Capital do Oeste Catarinense, Chapecó.

O caminho que será percorrido é o mesmo que nos séculos, XIX e XX cavalarianos passaram em suas andanças transportando animais e cargas pelos estados do Sul à São Paulo.

Também serão demarcados caminhos e pontos de parada dos tropeiros para alimentação e pernoites, com base em pontos e elementos históricos, bem como alicerçar marcos históricos nos principais pontos de passagem das tropas. Materiais gráficos e audiovisuais também serão produzidos.


Iniciar Conversa
1
Rádio Nonoai FM 101.1
Olá, participe do programa?