Romaria em Honra aos Beatos Manuel e Adílio e o Caminho dos Mártires que liga Nonoai a Três Passos também são reconhecidos pelo Estado
Escrito por Clube FM 101.1 em 2 de agosto de 2024
Os dias 16, 17 e 18 de agosto são dedicados e buscam estimular os vínculos de pertencimento e valorização dos bens culturais do Estado do RS. A Causa da Canonização dos Beatos Manuel e Adílio quer marcar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, 17 de agosto, trazendo presente as Leis 12.357 de 1º de novembro de 2005 e 12.984 de 13 de junho de 2008 que declaram o Santuário de Nonoai, o local do martírio em Três Passos, o Caminho dos Mártires e a Romaria como Patrimônio Cultural e Histórico do Rio Grande do Sul.
Durante os três dias a Causa da Canonização irá divulgar de várias formas, em diversos formatos e veículos, entre outras atividades, esses patrimônios reconhecidos pelo Estado e que estão intimamente ligados a vida dos Beatos Manuel e Adílio e dos seus devotos.
Santuário dos Beatos Manuel e Adílio em Nonoai
A Paróquia Nossa Senhora da Luz foi ereta canonicamente no dia 23 de maio de 1876, pelo bispo diocesano de Porto Alegre Dom Sebastião Dias Laranjeira, em 2026 completará 150 anos de fundação. A primeira igreja que se tem registro fotográfico foi construída entre os séculos XVIII e XIX, reformada pelo Beato Manuel quando da sua chegada em 1915. A nova igreja matriz foi inaugurada em 28 de maio de 1967 por iniciativa do pároco da época Padre Miguel de Cock. Em 09 de junho de 1969 um incêndio a destruiu parcialmente, um ano depois foi reinaugurada. Em 21 de maio de 2012 recebeu o título de Santuário Diocesano Nossa Senhora da Luz e Beatos Manuel e Adílio.
Local do martírio dos Beatos Manuel e Adílio em Três Passos
O local do martírio em Três Passos ainda não recebeu oficialmente o título de Santuário pela Diocese de Frederico Westphalen, mas já é reconhecido e tombado pelo Estado do RS como Patrimônio Cultural e Histórico. Em meio a natureza duas cruzes marcam o exato local onde encontrava-se a árvore de açoita-cavalo que sustentou os corpos martirizados dos Beatos Manuel e Adílio, ali encontram-se também um capitel e um espaço para celebrações. Assim como em Nonoai todos os anos acontecem ali as romarias em honra aos Beatos Manuel e Adílio, no dia 21 de maio de 2024, uma terça-feira, por ocasião da data que marcou o Centenário do Martírio aconteceu a 30ª edição, reunindo aproximadamente cinco mil pessoas.
Caminho dos Mártires
Já reconhecido como Patrimônio Cultural e Histórico do RS o Caminho dos Mártires tem como objetivo resgatar a história, integrar os municípios que fazem parte do roteiro Três Passos a Nonoai ou Nonoai a Três Passos, despertar a fé e devoção, promover o turismo religioso, natural e rural, gerar emprego e renda, divulgar a Causa da Canonização e o testemunho de vida e santidade dos Beatos Manuel e Adílio. Iniciativas como caminhadas de teste para avaliação e sugestões vem sendo realizadas por padres e leigos com a finalidade de oferecer o melhor trajeto para o peregrino.
Romaria em honra aos Beatos Manuel e Adílio
Através da Lei 12.984 de 13 de junho de 2008 a Romaria em honra aos Beatos Manuel e Adílio foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Histórico do RS, o evento teve início em 1964 com o translado e chegada dos restos mortais dos Beatos Manuel e Adílio de Três Passos a Nonoai, chegando neste ano de 2024 a sua 60ª edição. Com as romarias Nonoai tem se tornado um dos maiores centros religiosos do Rio Grande do Sul, recebendo milhares de romeiros durante o evento e outros tantos durante o ano todo. São pessoas de todas as classes sociais e de todos os lugares do país, que se deslocam até o Santuário para pagar suas promessas, buscar suas graças ou simplesmente como turistas para conhecer, o fato é que a grande maioria reza e espera pelo milagre que concederá a eles a canonização.