Current track

Title

Artist


PF cumpre 66 mandados em nova fase de operação que apura fraudes no INSS

Escrito por em 9 de outubro de 2025

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quinta-feira (9), 66 mandados de busca e apreensão em mais uma fase da Operação Sem Desconto, que investiga fraudes bilionárias em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

As ações ocorrem nos estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e também no Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a PF, a nova etapa da operação busca aprofundar as investigações e esclarecer crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa e ocultação de patrimônio.

Desde que o esquema foi revelado, em abril, a polícia vem realizando diversas fases da operação. Em uma das mais recentes, no dia 12 de setembro, foram presos Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti.

De acordo com as investigações, o Careca do INSS atuava como intermediário entre sindicatos e associações, recebendo valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas. Parte dos recursos seria repassada a servidores do INSS, familiares e empresas ligadas a eles.
A PF afirma que pessoas físicas e jurídicas associadas a Antunes receberam R$ 53,5 milhões diretamente das entidades envolvidas ou por meio de suas empresas.

Já Camisotti é apontado como um dos beneficiários finais do esquema, embora negue todas as acusações.

Quando as fraudes foram descobertas, as autoridades estimaram um rombo de aproximadamente R$ 6 bilhões, envolvendo diversas entidades e associações representativas.

Depoimento à CPMI do INSS

Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, no último dia 25, o Careca do INSS negou envolvimento em irregularidades. Ele declarou que atua na área desde 2017, quando lançou um aplicativo que oferecia descontos em farmácias e seguros de vida, e negou ter recrutado associados ou acessado o sistema do Instituto.

Fonte: CNN Brasil

Redação Clube FM 101.1 Jornalismo com Responsabilidade


Iniciar Conversa
1
Rádio Nonoai FM 101.1
Olá, participe do programa?