Amônia vaza no frigorífico Aurora em Sarandi
Escrito por Clube FM 101.1 em 24 de julho de 2024
O gás amônia vazou na tarde desta terça-feira na unidade da Aurora Coop, Frigorífico em Sarandi, localizado na ERS 404, perímetro urbano. Após a constatação do vazamento os Bombeiros Militares, que têm o quartel em frente ao frigorífico, foram acionados e evacuaram totalmente a área para averiguação e contenção do vazamento.
Cerca de 21 funcionários foram levados para atendimento no Hospital de Sarandi devido as reações causadas pelo gás.
Os responsáveis pelo Frigorífico Aurora realizaram uma investigação para a localização da origem do fato. Segundo o Sargento Matheus, do CBM Sarandi, foi em uma pequena peça de borracha que conduz o gás e que já foi sanada, extinguindo o vazamento.
A amônia
A amônia é um gás tóxico, contudo as concentrações naturais desse composto não são perigosas para nós. Já para aqueles que trabalham com essa substância, a atenção deve ser constante, visto que em níveis maiores de exposição o NH3 pode causar danos sérios, tais como irritações na pele, nos olhos, na garganta e nos pulmões, além da ocorrência de tosses e queimaduras.
Quando a concentração de amônia está na faixa de 2500 a 4000 ppm (mg.L-1) no ar, ela causa a morte de um ser humano em cerca de 30 minutos e em níveis maiores de concentração, como de 5000 a 10000 ppm, a morte é praticamente instantânea.
Apesar disso tudo, a amônia não é classificada como uma substância cancerígena pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).” Segundo o site Brasil Escola.
Fonte: Gilberto Machado/Rádio Máxima