Detentos do Instituto Penal de Passo Fundo ameaçam greve de fome
Escrito por Clube FM 101.1 em 27 de março de 2023
Presos do Instituto Penal de Passo Fundo (IPPF), informaram que entrariam em greve de fome nesta segunda-feira (27) como forma pacífica de exigir seus direitos, segundo informação recebida pela imprensa de Passo Fundo.
Os apenados do regime semiaberto reivindicam melhores condições dentro da casa prisional, bem como a aceleração do processo de homologação das cartas de emprego para aqueles que já estão em processo de progressão de regime. Segundo a nota encaminhada à reportagem, um grande número de detentos do IPPF está esperando pela homologação da carta, o que tem gerado uma superlotação do presídio.
Além disso, os presos pedem agilidade nos trâmites de falta grave, que tem deixado muitos detentos à espera de uma oportunidade de justificar sua conduta e voltar a trabalhar.
Os detentos afirmam que “estão em greve de fome pacífica e apenas exigem seus direitos como presidiários e como seres humanos que devem ser tratados de forma justa e digna”. Eles pedem que as autoridades responsáveis pelo sistema prisional atendam suas reivindicações de forma urgente.
A imprensa de Passo Fundo entrou em contato com a delegacia penitenciária regional. De acordo com o delegado Kleber Medeiros, a greve de fome não está em andamento e os policiais penais estarão encaminhando a lista de nomes de apenados que aguardam análise e deliberação de benefícios.
Fonte: Rádio Uirapuru